O FLAMENCO é uma arte popular aplicada ao modo particular de dançar,
cantar e tocar
guitarra proveniente da região de Andaluzia, no sul da Espanha.
A Andaluzia é formada por oito províncias que são:
Sevilla, Granada, Málaga, Córdoba, Jerez, Huelva, Cádiz
e Almería.
Os primeiros testemunhos do surgimento dessa arte datam do século
XVI. Os locais de origem seriam Sevilla, Jerez e Cádiz, as três
cidades consideradas a "Santíssima Trindade" do Flamenco.
Suas raízes estão calcadas num sedimento artístico
composto por diferentes e sobrepostas civilizações como
a árabe, judaica, hindu-paquistã, bizantina, cigana, entre
outras. Os mouros predominaram na Espanha de 711 a 1492.
Os ciganos têm um importante papel no desenvolvimento do flamenco.
Com a intenção de abandonarem a Índia (séc.
XIV) após uma série de conflitos bélicos e invasões
de conquista-
dores estrangeiros ocorridas em vários territórios, os ciganos
foram para o Egito onde permaneceram até sua expulsão. Conscientes
de que deveriam se dividir em grupos para assim conquistarem a Europa,
uma parte desses povos se estabeleceram na Espanha por volta de 1425,
trabalhando como pastores e artesãos. Durante essa época,
os ciganos conheceram um período de paz que lhes permitiu uma certa
integração com o folclore andaluz. Decretada a perseguição
às tribos nômades pela Coroa de Castella em 1499, e com a
expulsão dos não cristãos e os de raça considerada
impura como os judeus, ciganos e árabes através das medidas
severas adotadas pela Santa Inquisição, os grupos foram
obrigados a se estabelecer nas montanhas e outros locais desabitados para
sobreviverem. Com o convívio e mistura dos diferentes costumes
e tradições dessa gente perseguida, foi surgindo uma nova
forma de expressão cultural. Nesse instante nascia a música
flamenca, a arte do flamenco. O cante* é marcado pela melancolia,
pelo fatalismo e pelo sentimento trágico da vida. Nascia aí
o cante jondo*. Para os ciganos a música é parte integrante
do dia a dia e essencial nas datas festivas. Tudo o que necessitam para
iniciá-la é uma voz e acompanhamento rítmico, como
palmas ou golpes dos pés no solo.
Passada a repressão mais severa aos ciganos a partir das últimas
décadas do séc. XVIII, eles foram se integrando ao convívio
dos espanhóis . Assim começaram a surgir os payos*, interessados
em conhecer e interpretar a música gitana*.
No final do séc. XIX, a música flamenca com a guitarra já
incorporada estabeleceu suas formas tal qual a conhecemos hoje, levando-se
em conta que, por estar viva, continua a evoluir. É correto afirmar,
que só depois da inclusão da guitarra é que se introduziu
o sapateado aos bailes. Em 1929, Antonia Mercé, "La Argentina",
cria a primeira companhia de balé espanhol, que estréia
na Ópera Comique de Paris. Já em 1949, Vicente Escudero
apresenta também na capital francesa suas primeiras criações
como bailarino.
Na música flamenca, encontramos diferentes ritmos, agrupados em
famílias de acordo com a estrutura, melodia e temática comun
entre eles. Em quase todos os palos* se pode bailar, ainda que existam
bailes sem cante e temas puramente vocais. Na interpretação
dos ritmos, observamos melodias alegres e outras mais tristes. A primeira
pode estar relacionada à etnia andaluza, um povo alegre e sensível
às artes. Já os tristes, dentre outros temas, se referem
exatamente a essa angústia dos povos errantes que desembarcavam
na Espanha e eram tratados como estranhos, vivendo em lugares pouco povoados,
de clima frio e úmido e vegetação escassa.
A palavra flamenco foi usada pela primeira vez em 1835. Acredita-se que
o termo deriva do árabe fellah (camponês) e mengu (fugitivo),
e foi usada como sinônimo de cigano andaluz. Estudiosos sustentam
ainda a referência de flamenco ao termo "flamância"
de origem alemã, que significa fogosidade ou presunção,
e que era aplicada aos ciganos por seu temperamento.
*cante
-canto *payos - não ciganos *palos - ritmos *gitana -cigana *cante
jondo - canto profundo
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