Diretora Artística, coreógrafa e bailarina possui curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança na PUC-PR (1992) e especialização em Metodologia do Ensino da Arte UTP (2000). Fez parte da Escola de Ballet Clássico Maria Júlia da Rocha (Porto Alegre-RS), Escola de Danças do Guaíra (Curitiba-PR), Grupo de Danças da UFPR (Curitiba-PR) e da Escola de Danças Espanholas de Renán Castellón (Curitiba-PR).
Em 1993, fundou a Escola Carmen Romero Dança Flamenca, voltada exclusivamente ao ensino da arte do flamenco.
Desde 1996, Romero participa de cursos nacionais e internacionais em cidades como Madri. Sua arte se atualiza com mestres como Maria Magdalena (ESP), La China (ESP), Felipe Sanchéz (ESP), Sara Baras (ESP), La Mora (ESP), Antonio Marques (ESP), Alfonso Losa (ESP), Pol Vaquero (ESP), Carmen La Talegona (ESP), Danny El Peque (BR), Inmaculada Ortega (ESP), Pepa Molina (ESP), Farruquito (ESP), Manuel Liñan (ESP), Miriam Galeano (PY), Yara Castro (BR), Maria Emília Figueiredo (BR), Danny Souza (BR), Cylla Alonso (BR), Fabio Rodriguez (BR).
Participou de diversos festivais como bailarina e coreógrafa. Destaques para o Festival de Danças do Mercosul – Bento em Dança (2000 e 1996 – Bento Gonçalves-RS), coreógrafa do 15º Festival de Dança de Joinville (1997 – Joinville-SC), professora de flamenco na disciplina de Educação Física para o curso de Dança da Faculdade de Artes do Paraná (1997 a 1999 – Curitiba-PR).
Já foi convidada para ministrar aulas de apoio coreográfico da dança espanhola para a montagem do espetáculo “Quebra Nozes” do Balé Teatro Guaíra. E participou do programa Difusão em Artes Cênicas da Fundação Cultural de Curitiba com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
Desde 2008, iniciou seus estudos no Flamenco tendo como inspiração a tradição de sua própria família de origem espanhola (Sevilha). Participou de cursos com os espanhóis Juan Manuel Fernández Montoya “Farruquito” e Ivan Vargas Heredia. Em 2015, fez uma temporada de estudos regulares em Granada com mestres como Judea Maya, Manuel Santiago Maya “Manolete”, Raymundo Benítez e Fuensanta La Moneta. Dentre outros cursos realizados, destaca os aprendizados com Juan Andrés Maya, Alba Heredia, Alberto Sellés, Gema Moneo, La Lupi, António Canales e El Junco.
Formada em 1977 pela Escola de Danças Espanholas de Renan Castellón (Curitiba-PR) e desde 2005 ministra aulas na Escola Carmen Romero. Acumula uma série de participações em festas ciganas, espetáculos de flamenco em Curitiba, São José dos Pinhais, Florianópolis, Palmeira. Coordena o Grupo de Dança Cecília Vela que já dançou no Festival de Dança Cigana de Florianópolis-SC (2012). Em 2014, foi convidada para ministrar aulas de Dança Cigana na Casa Hoffmann (Fundação Cultural de Curitiba), na Fan Fest da Copa do Mundo.
Desde 2010, atua como professora de dança árabe unindo movimentos ciganos aplicando as duas técnicas no aprendizado em sala de aula. Os acessórios utilizados tem conexão direta com a cultura, bem como as sequências e coreografias que já foram apresentadas no Memorial de Curitiba e outros teatros da cidade.
Desde 2016, ministra aulas do curso regular de Dança Cigana na Escola Carmem Romero Dança Flamenca. Faz parte do Clã Cigano Sara Kali (apresentações desde 2009, com eventos no mês de maio homenageando a padroeira dos ciganos Santa Sara Kali e, em outubro, homenageando a padroeira do Brasil Nossa Senhora de Aparecida). Já realizou apresentações no Bosque do Papa com o Grupo Folclórico Árabe Masbaha dança Cigana (2014), Festival de Danças na Cidade de Carambeí – Grupo Folclórico Árabe Masbaha dança Cigana (2015), Festival de Etnias no Teatro Guaíra – Grupo Folclórico Árabe Masbaha Egito Sagrado (2015). Fez participação nas apresentações e aulas abertas ao público no evento intitulado “Domingo Cigano”, no Espaço Casa Hoffmann e Memorial de Curitiba (2015 e 2024)
A Escola de Dança Carmen Romero foi fundada em
1993 com o intuito de ensinar a técnica e arte que
envolvem a magia do flamenco.